Tanzania investe em saneamento

A Tanzânia, um país localizado ao leste europeu, enfrenta a algum tempo uma grave instabilidade na disponibilização de recursos hídricos, fator que impactava diretamente pontos importantes como crescimento econômico, segurança na disponibilização de alimentos e redução de pobreza.

A gravidade da situação enfrentada no país, levou a criação de um projeto em que setores públicos e privados do país, tem investido de forma combinada, para melhorar serviços de saneamento básico e fornecimento de água potável.

O programa teve início em 2007, e desde então mais de 3 milhões de residentes urbanos e mais de 9 milhões de residentes rurais passaram a ter acesso a melhores fontes de água, além disso mais de 5 milhões de pessoas foram beneficiadas com melhorias nos serviços de saneamento.

Essa é a primeira fase de um projeto denominado “Programa de Desenvolvimento do Setor da Água”, um programa de 20 anos (2005 – 2025), que tem como um de seus principais objetivos melhorar a gestão dos recursos hídricos no país.

Entre as principais ações já realizadas pelo programa estão o investimento em novas tubulações para transporte de água, criação de pontos de distribuição, criação de um conselho central para tratar assuntos relacionados a água, criação de programas de conscientização para aumentar envolvimento da população em ações de consumo racional e tratamento de água.

As preocupações do país demonstram a importância da água para o desenvolvimento econômico e social da região, e como parcerias entre poderes público e privado podem gerar resultados positivos em um curto espaço de tempo.

Deixe seu comentário